Amigas do Peito


Aqui a gente fala de erotismo, cultura, sentimentos, poesia. Mas o UNV também fala de saúde da mulher.

O assunto de hoje é o Câncer de Mama e a importância da mamografia.

auto-exame, na verdade, é uma forma da mulher conhecer a própria mama e detectar qualquer alteração nela quando um nódulo evoluir rapidamente, entre uma visita de rotina e outra ao ginecologista. Ou seja, se você conhece seus seios e sabe exatamente a consistência e aparência dele, naturalmente você irá detectar qualquer alteração de formato, consistência ou coloração dos bicos.

Porém, o mais importante a dizer é: o auto-exame é insuficiente para detectar uma grande parte dos nódulos nas mamas. O auto-exame deve ser feito sim (e fica até divertido se em vez de se auto-examinar, você pedir para “alguém” fazer isso por você!) e pode servir para detectar caroços e algumas alterações, mas um médico é o especialista adequado para detectar alterações desconhecidas para a maioria de nós, leigos; além disso, os exames de ultra-sonografia de mamas e a mamografia são essenciais e obrigatórios para mulheres, principalmente após os 35 anos de idade. O diagnóstico de um tumor, se feito bem no início, aumenta bastante a chance de cura.

Repetindo: mesmo não encontrando nenhuma alteração no seu auto-exame, é imprescindível que você tenha suas mamas examinadas por um médico pelo menos uma vez por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *